A Direção Nacional da Juventude Monárquica Portuguesa (JMP) comunica aos seus associados que requereu, no passado dia 3 de março, a sua demissão em bloco junto da mesa da Assembleia-geral (A.G.), na pessoa do Presidente desse órgão, e consequentemente a convocação de eleições antecipadas para vigorar no triénio 2021-2024, pelos seguintes motivos,

  1. A Direção Nacional foi eleita em congresso no dia 6 de julho de 2019, por um período de 3 anos, a terminar no 1.º trimestre do ano de 2022.
  2. Realizou 3 atividades presenciais no ano da sua eleição, o Arraial do Congresso em Julho, o Cocktail dos Conjurados em Novembro, e a Ação de Reflorestação em Dezembro; e uma ação de consciencialização e limpeza de praias, organizada pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ), em agosto de 2020.
  3. Entre Julho de 2019 e Março de 2020 teve várias atividades de representação, de entre as quais o Symposium on Youth Participation, organizado pela Youth Partnership, reuniões de Direção Nacional da Causa Real e do Conselho Superior, a eleição dos novos órgãos sociais do Conselho Nacional de Juventude, entre outras presenças em eventos culturais promovidos por demais estruturas integradas no movimento monárquico.
  4. Em Março de 2020 deparou-se com a crise pandémica provocada pela COVID-19, que obrigou a uma interrupção do curso normal das atividades da associação, sendo prevista uma reposição da normalidade em meados de Maio do presente ano de 2021.
  5. Durante este período, a Direção Nacional apercebeu-se que as estruturas que mantiveram maior capacidade de adaptação, a nível de juventude, foram os estabelecimentos de ensino, nomeadamente quanto à manutenção das relações sociais entre pares.
  6. A Direção Nacional é composta, na sua maioria, por jovens trabalhadores, e não por estudantes,
  7. Deparando-se com a inevitabilidade do seu alheamento, ao nível da interação, do seu público-alvo,
  8. Concluindo pela necessidade de renovação dos titulares dos órgãos sociais da JMP, para uma ocupação dos cargos diretivos por jovens estudantes, que mais facilmente transmitem a mensagem da associação junto dos portugueses.

Assim, informa a Direção Nacional da JMP que se realizarão duas Assembleias-gerais, ordinária e extraordinária, no dia 29 de Maio de 2021, em modelo híbrido. O evento terá lugar presencialmente na cidade de Coimbra, se o plano de desconfinamento decretado pelas entidades competentes não se alterar, com possibilidade de participação online. O voto, porém, terá de ser exercido presencialmente, sendo que para o efeito serão asseguradas outras mesas de voto fora do local da reunião presencial.

As convocatórias para as mesmas seguirão por correio eletrónico para os seus associados com a habitual antecedência de, pelo menos, 15 dias, fixando então o local e a hora das reuniões.

Os associados interessados em formar listas candidatas aos órgãos sociais da JMP, deverão apresentar-se até 3 dias antes do ato eleitoral junto da Mesa da A.G., pelo endereço de email mesa.ag.jmp@gmail.com, considerando para efeitos de candidatura as regras previstas nos estatutos da associação, disponíveis para consulta no nosso site, www.juventudemonarquicaportuguesa.pt

O presente comunicado pretende ainda anunciar a todos os seus associados o evento digital de meet&greet no dia 15 de Maio. Esta será uma ocasião de muitos dos nossos associados finalmente conhecerem-se entre si e à atual DN. As eventuais listas candidatas existentes à data terão a oportunidade de apresentar as suas ideias, num momento de debate sobre o futuro da associação. Oportunamente daremos mais detalhes do evento.

A Direção Nacional da JMP reitera o seu compromisso para com os associados que a elegeram, de respeitar a sua vontade, desempenhando diligentemente as tarefas que lhe foram confiadas, até ao término das suas funções. Agradece ainda o voto de confiança em si depositado e apela à participação de todos os associados na vida da JMP, através das A.G. a realizar.

P’la Direção Nacional, a Presidente

Lisboa, 25 de Abril de 2021